Quem sou eu

Minha foto
Somos do Projeto Social SONTERAPHIAS que tem a música como instrumento de mudança social. Iniciamos nossos trabalhos em julho de 2008 com a formação de instrumentistas de sopro (Flauta Doce) e percussão. Tendo como professor, Ernando Ramos. SIGNIFICADO DE "SONTERAPHIAS": SON = SOM; TERAP = TERAPIA; H = HOSPITAL; I = INFANTIL; A = ALBERT; S = SABIN.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Projeto Sonteraphias muda vida de jovens

 

Projeto Sonteraphias muda vida de jovens


Ensaio todas as QUINTAS-FEIRAS das 14h00min as 16h00min.

                A música que ecoa da sala é melodiosa, suave, gostosa de ouvir. Todas as quintas-feiras, o auditório do Centro de Estudos do Hospital Infantil Albert Sabin fica mais leve. É lá onde são realizadas as aulas do projeto Sonteraphias. Desde 2008, o maestro Ernando Ramos se dedica à arte de ensinar flauta doce e percussão a jovens que são atendidos no Ambulatório de Adolescentes do hospital. 
De acordo com a coordenadora da Hebiatria, Socorro Peres, o Sonteraphias surgiu com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o adolescente e o Hias, desmitificando a ideia de que o hospital é somente lugar de doenças, remédios e atestados. “Como muitos dos adolescentes atendidos apresentavam distúrbios de comportamento, pensamos em utilizar a música como recurso terapêutico universal, capaz de canalizar sentimentos negativos, determinando transformações profundas no modo de vivenciar conflitos”, afirmou. 
O maestro adorou a iniciativa. Já estava nos planos dele se envolver em um trabalho social. “Além de fazer o que eu gosto, ainda estou ajudando alguém. Para mim, não faz sentido aprender muitas músicas, se eu não puder repassar para alguém”, disse.  Bom para Bruno Miranda, 13 anos. Ele freqüenta as aulas desde 2008 e já sabe tocar várias músicas na flauta e no violão. “Gosto muito de vir para cá. Quero ser músico”, enfatizou. Ele e mais sete colegas já fizeram seis apresentações. A música atual de trabalho é “Rei Davi”.
O curso é gratuito e oferece, anualmente, 16 vagas. A próxima turma terá início em janeiro. Quem quiser ser mais um integrante do grupo, ligue para 3101-4260 e faça sua inscrição, ainda existem vagas. O projeto é uma parceria do Hias e da Fundação Beto Studart (responsável pelo financiamento dos instrumentos). 
Serviço:  Curso de teoria e prática em flauta e percussão.
Início novas turmas: Janeiro de 2012
Horário: quintas-feiras, a partir das 14h00min 

Mais informações: 
Raquel Mourão (CE 1791 JP)
Assessora do Hias
9925-9444/3256-1574
ou
Maestro Ernando Ramos (85) 87812322

Fonte:
http://www.hias.ce.gov.br/noticias/14-lista-de-noticias/646-projeto-sonteraphias-muda-vida-de-jovens